No dia 25/11 comemora-se o dia Nacional do Doador de Sangue. Essa data ajuda a conscientizar uma ação tão importante, onde uma pessoa precisa apenas visitar um posto de saúde e sair de lá sabendo que pode salvar vidas. Mesmo que não seja parte dos processos da empresa, no post dessa semana falaremos sobre uma das formas de cuidado mais altruísta: A importância da doação de sangue.
A ciência até hoje não criou um substituto para o sangue, e cada doação tem validade de até 35 dias. Além disso, homens só podem doar a cada 60 dias e mulheres 90. Por isso, é de extrema importância que mais pessoas façam doações e com o máximo de frequência permitido. Três batidinhas na madeira e torcendo para não acontecer nada conosco, mas e se formos nós do outro lado? Imagina a gratidão em saber que alguém contribuiu para que você pudesse continuar vivendo, sem pedir nada em troca!
O consumo dos postos de saúde por doações é diário e contínuo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre-amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
O que é necessário para contribuir?
- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
A Doação de Sangue
Quem desejar fazer parte dessa causa, precisará seguir os seguintes passos após um breve jejum:
- Ir a um posto de saúde realizar o cadastro com apresentação de documento oficial com foto, como a sua identidade.
- Fazer uma rápida triagem para saber se você está com saúde para realizar a doação, além de uma entrevista para saber se preenche os requisitos necessários, descritos acima!
- Serão coletados aproximadamente 450ml de sangue e algumas amostras, se você tem medo de agulha, olhe para o lado! Não se preocupe, são profissionais capacitados.
E pronto! Você então receberá um lanche para repor as energias. Lembre-se de beber bastante água durante o dia. Você, assim como muitos outros, contribuiu para que outras vidas possam ser salvas.
O Grupo SAID se preocupa com toda e qualquer forma de cuidado. Caso haja interesse em ser um de nossos pacientes, ou de fazer parte de nossa equipe, entre em contato abaixo:
Fontes:
PELO, U. Hemorio lança hoje campanha Unidos pelo Sangue. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-11/hemorio-lanca-hoje-campanha-unidos-pelo-sangue>. Acesso em: 25 nov. 2024.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doação de Sangue. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue>.