O que é disfagia?

Disfagia é caracterizado pela dificuldade de engolir e é uma condição mais comum na terceira idade, porém é errado encarar a disfagia como uma consequência natural do envelhecimento. A condição é séria pois se engasgar com alimentos, bebidas ou saliva pode prejudicar a nutrição adequada, deixando a pessoa mais fraca, além de poder obstruir vias respiratórias resultando no que chamamos de broncoaspiração, o que pode levar a uma série de complicações, inclusive ao óbito.

Engolir é um processo complexo que envolve diversos nervos e grupos musculares. Ao envelhecer a massa e a força muscular declinam, afetando todos os músculos do corpo, incluindo obviamente, os lábios, língua e bochechas, responsáveis por mastigar e engolir que acabam por ficar mais fracos. Outras doenças como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares, acidentes vasculares cerebrais e câncer, podem prejudicar o processo de engolir.

Alguns sintomas da disfagia são:

  • dificuldade de iniciar a deglutição;
  • tosse durante ou após alimentação;
  • engasgos constantes com alimentos e saliva;
  • excesso de saliva;
  • pneumonias de repetição;
  • cansaço e falta de ar ao se alimentar;
  • voz alterada ou rouca após a alimentação.

O tratamento da disfagia depende diretamente do que a estiver causando. A condição nem sempre é curável, mas o tratamento pode auxiliar muito na melhora dos sintomas.

Fonoaudiologia ainda é o principal tratamento para a disfagia, com a ajuda do profissional é possível aprender novas técnicas de deglutição. Pode ser que seja necessário mudar a consistência dos alimentos presentes na dieta, o que é feito com o acompanhamento de um nutricionista para garantir uma alimentação adequada e balanceada.

Um dos principais cuidados ao paciente portador de disfagia é não o deitar imediatamente após as refeições, aguardando no mínimo 1h para o repouso. Isso diminui e muito as chances do paciente broncoaspirar.

Mas o mais importante é identificar a disfagia em seu estágio inicial, sempre com acompanhamento da fonoaudióloga, para iniciar rapidamente o tratamento que irá permitir ao idoso ter uma boa qualidade de vida e independência.

A equipe multidisciplinar da SAID conta com fonoaudióloga e nutricionista além de nossas cuidadoras serem preparadas para auxiliar idosos com disfagia.

Se quiser contratar nosso serviços, clique no botão a baixo e fale com nosso setor comercial!

Comaprtilhe:

Posts Relacionados