Os cuidados paliativos baseiam-se não na durabilidade da vida, mas na qualidade com que essa se apresenta. O objetivo é manter o paciente de forma mais confortável possível, não exigir de seu corpo uma recuperação, não o forçar a métodos invasivos, como cirurgias, que necessitam de recuperação

É importante desmistificar a ideia de que, cuidados paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente estiver em condição de terminalidade. Seu principal conceito é promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento.

Os princípios dos cuidados paliativos são:

São poucas as intervenções médicas que podem ser feitas, também se podem fazer acompanhamento complementar ao do médico. Por exemplo, o paciente é autorizado a fazer uso de sedativos para alívio da dor, pode ser permitida a entrada de animais de estimação em ambiente hospitalar, atenção religiosa de acordo com o desejo do paciente, meditação, Reiki.

O paciente pode ficar em casa ou em ambiente hospitalar, dependendo do caso e da indicação médica, todos os esforços são voltados para a qualidade de vida, como o paciente se sente melhor.

A equipe multidisciplinar da SAID é constituída por cuidadores, psicólogos, fisioterapeutas, médicos que possuem a responsabilidade de contribuir para o melhor tratamento do paciente e que, por esse motivo, tem como objetivo sempre a prevenção e o alívio do sofrimento durante o tratamento, nestas diferentes áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *