Com a chegada das frentes frias, no post de hoje falaremos como o frio afeta os idosos.
O inverno está chegando e com ele, muitos cuidados devem ser adotados. Com o frio, os vasos sanguíneos se comprimem, Costuma-se diminuir os exercícios, a pressão arterial pode aumentar…
Portanto, os idosos precisam de atenção especial para prevenir e evitar o desenvolvimento de hipotermia, doenças respiratórias ou o agravamento de dores reumáticas, como artrite e fibromialgia.
Segundo Príscila Assumpção, enfermeira e coordenadora operacional do Grupo SAID, há diversas alternativas para o cuidado. Recomenda-se que os banhos sejam mais rápidos e de preferência à tarde, pois é quando a temperatura está mais elevada. O uso de hidratantes corporais adequados deve ser intensificado, a fim de evitar ressecamento de pele. Agasalhos, roupas quentes e acessórios como gorros, luvas ou meias devem sempre estar presentes. Na alimentação, indica-se o consumo de bebidas quentes e sopas. Além de aquecer esses favorecem a hidratação, uma vez que nos dias mais frios costuma-se beber menos água.
Por fim, a recomendação é estar em dia com a vacina da gripe e outras recomendadas pelo médico. Nós do grupo SAID em 2023, durante a campanha de vacinação da gripe, auxiliamos mais de 100 idosos, parte da nossa carteira de clientes. Com os serviços de transporte e visita residencial das enfermeiras, auxiliamos na vacinação contra doenças respiratórias como a gripe e COVID.
Elaboração: Príscila Assumpção
Edição: Daniel Gomes
Contribuição: Jackeline Costa, Raquel Duarte e Cristiane Penteado.